quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ANIMAL NÃO É BRINQUEDO.


Dia das crianças: Animal não é brinquedo!
 
No dia 12 de outubro comemora-se o dia das Crianças.
Uma data em que muitos pais presenteiam seus filhos com um animal de estimação, mas é preciso tomar alguns cuidados, para que esta escolha não se transforme num problema para a família e, principalmente, para o animal.

No processo de educação, os pais devem ter a preocupação de ensinar os filhos a ver o animal como um amigo, que precisa ser protegido dentro e fora de casa, e não como brinquedo. O contato com os animais proporciona uma aproximação da criança com o mundo natural, desenvolvendo o sentimento de respeito a todas as formas de vida....

Até os quatro anos a criança vê o animal como um objeto, por isso é preciso que os pais mostrem a ela que os animais respiram, tem fome, sede, sentem dor, amam e jamais poderão ser abandonados. A partir dos dez anos é possível confiar os cuidados necessários à saúde do animal, sem que haja perigo de maus tratos, desde que sejam orientados corretamente.
 
Os pais e educadores devem estimular as crianças a valorizar as boas ações em prol dos animais.
É preciso despertar o interesse do engajamento das escolas na luta em defesa dos direitos dos animais e preservação da natureza. A criança passará, assim, a trazer consigo um compromisso ético para com o meio em que vive, combatendo as atitudes do comportamento violento na sociedade, criando um mundo melhor com a amor a qualquer ser vivo.
 
Por isso pensem bem, caso não tenham tempo e condições para os devidos cuidados de um bichinho de estimação, ofereça a seu filho um bichinho de pelúcia.


"ADOTE" um gatinho e faça ele feliz.

Nenhum comentário: