Como evitar que gatos
arranhem móveis
Você acabou
de adotar um gatinho e está com medo que ele destrua a casa, arranhando móveis
e outros objetos? Ou seu gato já está se divertindo à custa dos seus móveis?Aí vão algumas dicas para ajudar a lidar com essa situação tão comum em casas com bichanos!
Primeiro, precisamos entender que arranhar é natural para os gatos. Além de aparar as garras, esse comportamento tem função de comunicação, pois ao arranhar, o gato deixa seu odor, mostrando que passou por esse local, e também serve para marcar território, principalmente em casas com mais de um gato. Arranhar também é um bom exercício de alongamento e uma diversão para a maioria dos gatos!
Para evitar que seu gatinho arranhe os móveis, devemos oferecer substitutos para eles, ou seja, providenciar superfícies adequadas para o gato arranhar. Arranhadores diversos, cobertos de corda, carpete, tecido ou outras superfícies podem desviar a atenção da mobília da casa.
Muitos gatos têm preferência de material, portanto o primeiro arranhador que comprar pode não ser um sucesso, e outros materiais precisarão ser testados. Outra dica é utilizar catnip, a erva-do-gato, que possui um atrativo natural para alguns gatos, fazendo com que fiquem brincalhões e relaxados. O catnip pode ser passado no arranhador para aumentar o interesse do bichano por ele. Deixe o arranhador preferido do seu gato perto dos locais sociais ou dos móveis que ele já arranhou. Lembre de recompensá-lo com um petisquinho ou carinho quando arranhar o arranhador.
Se o gato já começou a arranhar algum móvel, a solução, juntamente com a compra de um bom arranhador, é transformar o objeto em algo desagradável. Cobrindo com papel alumínio, papel filme ou fita adesiva dupla-face, é possível criar um desconforto para o gato quando tocar no objeto, e ele evitará o local nas próximas vezes.
Observe também se seu gatinho está arranhando por falta de atividade ou estresse. Gatos que vivem com outros gatos podem ficar estressados com a divisão do território e arranhar mais para demarcar. Tanto o gato ocioso como o gato estressado podem se beneficiar com prateleiras colocadas no alto, fazendo um esconderijo ou mirante, onde podem observar de cima a situação dentro da casa, ou através de uma janela fechada. Gatos adoram lugares altos e com certeza vão se divertir com essa brincadeira!
"ADOTE" E FAÇA UM GATINHO FELIZ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário